Y#974 - 10Roubles, 2007



Novosibirsk ou Novossibirsk (Новосибирск, em russo) é a capital da província homônima, na Sibéria, Rússia. Localiza-se nas margens do rio Ob. Tem cerca de 1.405.600 habitantes sendo terceira maior cidade russa, a seguir a Moscovo (Moscou) e São Petersburgo. Novosibirsk é relativamente recente, sendo uma cidade cosmopolita, com infra-estruturas modernas, como o metropolitano (metrô), inaugurado em 1985 (o único a leste dos Montes Urais), com duas linhas e 12 estações. A parte ocidental da cidade é a que possui uma arquitectura mais moderna, com edifícios altos e forte concentração comercial.
Foi fundada em 1893, com a designação de Novonikolayevsk, como referência a Nicolau II, o último czar supremo da Rússia, durante a construção da linha férrea do Transiberiano. Anteriormente a região era habitada pelos povos samoiedos.

No ano de 1903, Novosibirsk torna-se oficialmente uma cidade, devendo-se o seu desenvolvimento à instalação deste meio de transporte, funcionando como um nó importante de transacções e de comércio.

Em 1925, por vontade da sua população, foi atribuída à cidade a designação actual de Novosibirsk (Nova Sibéria).

Um dos seus monumentos de destaque é o Memorial, com placas de granito, onde estão inscritos os nomes das cerca de 30 000 pessoas que morreram na Guerra Patriótica, inaugurado em 1965.

O Dia da Cidade é celebrado no primeiro sábado de Julho, com a realização de um desfile pelas ruas.