2 cent, 2002 Itália


Falta estrelas

1 cent, 2007 Itália




Muito mal gravado, data quase invisvel

1 Euro, 2002 Itália


Sem assinatura CL

1 Euro, 2006 Itália


Ass: CL muito mal gravado

10 cent, 2002 Itália


CM: Pequeno & CM: Grande

10 cent, 2002 Itália


Cunhagem Dupla

10 cent, 2002 Itália


Ass: CM diferente

20 cent, 2004 Luxemburgo


Exesso de Metal junto a data

2 cent, 2003 Áustria




Exesso de Metal (C)

Km#New, quarter dollar 2009

A Samoa Americana é uma dependência dos Estados Unidos da América situada na Polinésia. Compreende as ilhas orientais (e menores) das ilhas Samoa, sendo a principal Tutuila.



Mint: D & P
Em 1722, os holandeses ocupam a Samoa Americana. Missionários britânicos chegam a partir de 1830. Em 1878, o governo de Samoa, ainda território independente, cede aos Estados Unidos o direito de construir uma base naval em Pago Pago. Em 1889, os alemães controlam a porção ocidental do arquipélago, atual Samoa. Cedida aos EUA em 1904 pelos chefes locais, a região oriental torna-se, em 1922, território norte-americano não-incorporado. A primeira eleição para governador ocorre em 1977. A Constituição, implantada em 1967, passa por reformas em questões como ambiente e expansão dos poderes locais em 1986. Até meados de 2001, no entanto, as mudanças não são aprovadas pelo Congresso dos EUA. O governo local protesta, em 1994 e 1995, contra a proposta de uso de suas águas para o transporte de plutônio entre Europa e Japão. Também se opõe firmemente à retomada dos testes nucleares pela França no atol de Mururoa, na Polinésia Francesa. Contrário à mudança de denominação da vizinha Samoa Ocidental para Samoa, em 1997, a Casa dos Representantes do território não reconhece o novo nome. Em protesto, proíbe os habitantes de Samoa Ocidental de possuir terra na Samoa Americana. O aumento populacional, a mão-de-obra desqualificada e a infra-estrutura limitada do território dificultam seu desenvolvimento econômico nos últimos anos. Em março de 1999, é introduzida a pena de morte por injeção letal para condenações por assassinato mas, em 2000, a Casa dos Representantes revoga a lei, além de rejeitar a proposta de legalização do jogo no território. A questão dos baixos salários da ilha gera controvérsias durante os anos 1990 com o governo dos Estados Unidos, que pedem um aumento gradual dos pagamentos. O governo local, no entanto, acredita que as indústrias de atum, as principais da ilha, não poderão competir com outras regiões do mundo caso os salários aumentem. Em 2001, o governo local reivindica uma Corte Federal e um promotor público para o arquipélago, o único território norte-americano sem juiz federal permanente. Em encontro da Assembléia Geral das Nações Unidas em janeiro de 2002, as Nações Unidas aceitam proposta de Samoa Americana de ser removida da lista de colônias. O governo manifesta o desejo de permanecer como território norte-americano.

Km#New, quarter dollar 2009

A ilha de Guam, Guão[2] ou Guame[3] é uma colônia norte-americana na Micronésia, localizada na extremidade sul das Ilhas Marianas.

Faz divisa, ao norte com as Marianas Setentrionais, também sob administração norte-americana ao sul com os Estados Federados da Micronésia.



Km#New, quarter dollar 2009

Porto Rico (em espanhol: Puerto Rico), oficialmente Estado Livre Associado de Porto Rico (espanhol: "Estado Libre Asociado de Puerto Rico") é um território autonômo dos Estados Unidos, localizado na parte oriental do mar das Caraíbas, a leste da República Dominicana e no oeste das Ilhas Virgens. Porto Rico é composto por um arquipélago, que inclui a ilha principal de Porto Rico e uma série de ilhas menores, a maior das quais são Vieques, Culebra e Mona. A ilha principal de Porto Rico é a menor em área terrestre e a menor em população entre as quatro Grandes Antilhas, que também incluem Cuba, Hispaniola e a Jamaica.



Mint: D & P

Km#New, quarter dollar 2009

Washington, D.C. é a capital dos Estados Unidos da América. D.C. é a abreviatura de Distrito de Colúmbia, onde a cidade está localizada. O nome oficial da cidade em inglês é Washington, D.C., enquanto que o seu nome completo é Washington, District of Columbia.



Mint: D & P
A cidade de Washington e o Distrito de Columbia são co-existentes entre si, governados por um único governo municipal e, por isto mesmo, podem ser considerados como uma mesma entidade administrativa. Isto não foi sempre o caso, porém, visto que outras cidades existiram dentro dos limites do Distrito até 1871, quando foram gradualmente fundidas com Washington, D.C. através de um Ato do Congresso. Coloquialmente, a cidade é conhecida como District, D.C. ou simplesmente Washington. A cidade possui dois nomes históricos, Federal City e Washington City.

Washington, D.C. não deve ser confundido com o 42° estado americano, Washington. Por isso, nos Estados Unidos, Washington, a capital nacional, é frequentemente chamado de D.C. (abreviação de Distrito de Colúmbia); e Washington, o Estado, de Estado de Washington.

Km#New, quarter dollar 2009

As Ilhas Marianas são um exemplo clássico de um arco vulcânico, uma cadeia de montanhas ou ilhas vulcânicas em arco, localizadas em zonas de subducção de placas tectónicas, neste caso, na região do Oceano Pacífico ocidental onde a Placa do Pacífico se encontra com a Placa das Filipinas.



Mint:D & P


Encontram-se a norte das Ilhas Carolinas, que formam os Estados Federados da Micronésia, a cerca de 2000 km a norte da Nova Guiné e aproximadamente à mesma distância das Filipinas, a sudoeste, e do Japão, a noroeste.

São 15 ilhas, com uma orientação aproximada norte-sul, das quais a que fica mais ao sul, Guam é um território dos Estados Unidos da América e as restantes 14 formam o “Estado Livre Associado” (ou Commonwealth) das Marianas Setentrionais, também dependentes dos EUA.

As ilhas foram “descobertas” por Fernão de Magalhães em 1521, que as declarou colónia espanhola e as apelidou de "Las Islas de los Ladrones" (Ilhas dos Ladrões), aparentemente porque os nativos não eram amistosos. Em 1668 o nome das ilhas foi mudado para Las Marianas, em homenagem a Mariana da Áustria, viúva do rei Filipe IV de Espanha.

Praticamente toda a população nativa foi exterminada durante o domínio espanhol e, mais tarde, foram repovoadas por nativos doutras ilhas da Micronésia. Pelo Tratado Germano-Espanhol de 1899, depois da Guerra Hispano-Americana, a colónia espanhola foi vendida à Alemanha em 1899, e depois tomada pelos japoneses em 1914, que a tornaram numa zona militar. Durante a Segunda Guerra Mundial, os “Marines” aterraram ali a 15 de Junho de 1944 e ganharam a Batalha de Saipan, que durou 3 semanas.

Depois da derrota do Japão, as ilhas passaram a ser administradas pelos EUA, como parte do Protectorado das Ilhas do Pacífico das Nações Unidas. Na década de 1970, os seus habitantes decidiram-se, não a favor da independência, mas de laços mais fortes com os EUA e, a 1 de Janeiro de 1978, foi aprovada a constituição do seu estatuto actual.

Km#New, quarter dollar 2009

As Ilhas Virgens Americanas (oficialmente Ilhas Virgens dos Estados Unidos; em inglês: United States Virgin Islands) são dependências norte-americanas nas Caraíbas, que compreendem a metade ocidental das Ilhas Virgens e a ilha de Saint Croix, a sul.



Ao custo de US$ 25 milhões, foram adquiridas pelos Estados Unidos à Dinamarca em 1917, que as consideravam estratégicas para a protecção do Canal do Panamá.
Mint: D & P

Km#New, 1Peso, 2010






Km#New, 1.5€ 2010

Uma Moeda, Uma Causa - Uma Moeda Contra a Fome



Desta vez em colaboração com o Banco Alimentar contra a Fome, a Imprensa Nacional-Casa da Moeda mantém o seguimento da série de moedas Uma Moeda Uma Causa.
Os Bancos Alimentares abastecem, ao longo de todo o ano, instituições caritativas e humanitárias situadas em Portugal que distribuem alimentos destinados às pessoas com carências alimentares, acompanham e partilham a acção das instituições no sentido de lutar contra a exclusão social.

Km#New, 1cent 2010

The Lincoln One Cent Coin—2010 and Beyond
Mint:D & (P)






The current Lincoln cent's reverse (tails side) design is emblematic of President Abraham Lincoln's preservation of the United States as a single and united country, as required by Title III of Public Law 109-145, the Presidential $1 Coin Act of 2005. While the obverse (heads) continues to bear the familiar Victor David Brenner likeness of President Lincoln that has appeared on the coin since 1909, the reverse features a union shield with a scroll draped across and the inscription ONE CENT.
The 13 vertical stripes of the shield represent the states joined in one compact union to support the federal government, represented by the horizontal bar above. The horizontal bar features the inscription E PLURIBUS UNUM—"out of many, one"—while the inscription UNITED STATES OF AMERICA is depicted along the upper rim of the coin. The union shield, which dates back to the 1780s, was used widely during the Civil War. The shield is also featured on frescoes by Constantino Brumidi throughout the halls of the U.S. Capitol Building completed in the mid-19th century.
The Secretary of the Treasury approved the reverse design for the coin after consultation with the U.S. Commission of Fine Arts and review by the Citizen's Coinage Advisory Committee.

These one-cent coins have a metallic content of 2.5 percent copper, balance zinc. They are issued for circulation in quantities sufficient to meet the demands of commerce. Numismatic (proof and uncirculated) versions are included in the United States Mint's annual product offerings.

KM# 201b, 1cent 2008

Lincoln Cent
Lincoln Memorial reverse
Mint:D & (P)


KM# 201b, 1 cent 2007

Lincoln Cent
Lincoln Memorial reverse
Mint:D & (P)




Km#New, 1Dollar 2009

$1 Native Sacagawea




KM# 310, 1Dollar 2008

Sacagawea Dollar
Sacagawea bust right, with baby on back obverse
Eagle in flight left reverse
Mint:P & D


Km#New, 5 Euros 2010 Holanda

Max Havelaar




Km#New, quarter dollar 2010

The Hot Springs National Park Quarter, Mint:P & D