Km#Novo - 50Tenge, 2009



6 belos exemplares deste País

Km#Novo - 100Som, 2009 -Tashkent




Tashkent (Toshkent ou Тошкент em uzbeque, aportuguesada para Tasquente) é a capital e a maior cidade do Uzbequistão. Tem cerca de 3,6 milhões de habitantes e é a principal cidade da Ásia Central. É um centro comercial e agrícola. Tem várias universidades.

Tachkent começou como um oásis no rio Tchirtchik, próximo ao sopé das montanhas de Golestan. Nos tempos antigos, esta área contida Beitian, provavelmente a "capital" estiva da confederação Kangju. Foi conquistada pelos árabes no século VII. Passou para domínio turco no século XII. Capturada pelos mongóis nos séculos XIII e XIV, passou para o canato de Kokand. Em 1865 foi conquistada pelos russos que a fizeram em 1867 capital do então Turquestão Russo. Tornou-se capital do Uzbequistão em 1930.

Km#753 - 25centimes, 1937




Km#918 - 10Pesetas, 1993



Joan Miró i Ferrà (Barcelona, 20 de abril de 1893 — Palma de Maiorca, 25 de dezembro de 1983) foi um importante escultor e pintor surrealista catalão.

Quando jovem frequentou a Escola de Belas-Artes da capital catalã e a Academia de Gali. Em 1919, depois de completar os seus estudos, visitou Paris, onde entrou em contacto com as tendências modernistas como os fauvismo e dadaísmo.

No início dos anos 20, conheceu o fundador do movimento em que trabalharia toda a vida, André Breton, entre outros artistas surrealistas. A pintura O Carnaval de Arlequim, 1924-25, e Maternidade, 1924, inauguraram uma linguagem cujos símbolos remetem a uma fantasia naif, sem as profundezas das questões psicanalistas surrealistas. Participou na primeira exposição surrealista em 1925.

Em 1928, viajou para a Holanda, tendo pintado as duas obras Interiores holandeses I e Interiores holandeses II. Em 1937, trabalhou em pinturas-mural e, anos depois, em 1941, concebeu a sua mais conhecida e radiante obra: Números e constelações em amor com uma mulher. Mais tarde, em 1944, iniciou-se em cerâmica e escultura. Em suas obras, principalmente nas esculturas, utiliza materiais surpreendentes, como a sucata.

Três anos depois, rumou pela primeira vez aos Estados Unidos. Já nos anos seguintes; durante um período muito produtivo, trabalhou entre Paris e Barcelona.

No fim da sua vida reduziu os elementos de sua linguagem artística a pontos, linhas, alguns símbolos e reduziu a cor, passando a usar basicamente o branco e o preto, ficando esta ainda mais naif.

Texto retirado "WIKIPÉDIA"

Pick#Novo - 1Litas, 2009 Vilnius Culture




Vilnius ou Vilna é a capital da República da Lituânia. É a cidade mais populosa do país, com cerca de 600 mil habitantes.

Sendo uma cidade multicultural, Vilnius é conhecida por diversos nomes em diferentes línguas. A cidade é conhecida em polaco como Wilno, em bielorrusso como Вiльня (Vilnia), em alemão como Wilna e em letão como Viļņa. Uma antiga denominação em russo é Вильна/Вильно (Vilna/Vilno), embora Вильнюс (Vil'njus) é atualmente mais habitualmente usada. Os nomes Wilno e Vilna também foram usados em publicações mais antigas em várias línguas, incluído o português.
Texto retirado "WIKIPÉDIA"

Y#974 - 10Roubles, 2007



Novosibirsk ou Novossibirsk (Новосибирск, em russo) é a capital da província homônima, na Sibéria, Rússia. Localiza-se nas margens do rio Ob. Tem cerca de 1.405.600 habitantes sendo terceira maior cidade russa, a seguir a Moscovo (Moscou) e São Petersburgo. Novosibirsk é relativamente recente, sendo uma cidade cosmopolita, com infra-estruturas modernas, como o metropolitano (metrô), inaugurado em 1985 (o único a leste dos Montes Urais), com duas linhas e 12 estações. A parte ocidental da cidade é a que possui uma arquitectura mais moderna, com edifícios altos e forte concentração comercial.
Foi fundada em 1893, com a designação de Novonikolayevsk, como referência a Nicolau II, o último czar supremo da Rússia, durante a construção da linha férrea do Transiberiano. Anteriormente a região era habitada pelos povos samoiedos.

No ano de 1903, Novosibirsk torna-se oficialmente uma cidade, devendo-se o seu desenvolvimento à instalação deste meio de transporte, funcionando como um nó importante de transacções e de comércio.

Em 1925, por vontade da sua população, foi atribuída à cidade a designação actual de Novosibirsk (Nova Sibéria).

Um dos seus monumentos de destaque é o Memorial, com placas de granito, onde estão inscritos os nomes das cerca de 30 000 pessoas que morreram na Guerra Patriótica, inaugurado em 1965.

O Dia da Cidade é celebrado no primeiro sábado de Julho, com a realização de um desfile pelas ruas.

Km#521 - 1Pengo, 1944




Km#900 - 3Pence, 1966




Km#805 - 50Forint, 2007




Km965 - 10Francs, 1988



Roland Garros (6 de outubro de 1888, Saint-Denis (Reunião) — 5 de outubro de 1918, Ardenas) foi um pioneiro da aviação francês.
Aviador
O início da carreira

Demoiselle de Santos Dumont o primeiro avião pilotado por Roland GarrosIniciou sua carreira de piloto em 1909, pilotando um Demoiselle, avião que só voava bem se o piloto fosse pequeno e leve. Em 1911 Garros tornou-se qualificado para pilotar monoplanos Bleriot e disputou na Europa uma série de corridas aéreas neste tipo de aeronave.

Brasil
Teve uma breve passagem pelo Brasil onde ensinou pilotagem em São Paulo.

Em 9 de Março de 1912, juntamente com Eduardo Pacheco Chaves, cada qual pilotando seu próprio avião, realizou a primeira viagem aérea São Paulo-Santos-São Paulo. Na ocasião o governo do estado oferecia um prêmio de 30 mil réis ao primeiro piloto que conseguisse esta façanha.

Antes da partida a aeronave de Roland Garros apresentou defeito. Mesmo sendo seu competidor, Eduardo Pacheco Chaves ajudou-o a repará-la. Retornaram juntos no mesmo avião.

Em 1913 passou a voar em um Morane Saulnier, aeronave mais aperfeiçoada que o Bleriot.

A primeira travessia aérea do Mediterrâneo
Ficou famoso por ter efetuado, em 23 de setembro de 1913, a primeira travessia aérea sem escalas do Mediterrâneo em 7 h 53 min., apesar de um motor em pane na altura da Córsega.

Partiu da cidade de Fréjus, na costa sul da França. Restavam-lhe cinco litros de gasolina quando pousou em Bizerte, na Tunísia.
Em 1911 a Queen Aviation Company Limited, de Nova York, uma empresa de demonstrações aéreas veio ao Rio de Janeiro com seis aviões Blériot, um Nieuport e um Demoiselle e diversos ases da aviação francesa entre os quais Roland Garros. No Rio, Garros levou para a voar pela primeira vez Ricardo Kirk, que depois se tornaria o primeiro piloto brasileiro
O conflito de 1914-1918 transformou-o em piloto de guerra: ele obteve cinco vitórias, sendo por isso tido como um ás da aviação

No fim de 1914, participou do aperfeiçoamento dos tiros de metralhadora através das hélices. Abatido pelos alemães, foi feito prisioneiro. Na tentativa de ocultar a nova arma do inimigo tentou destruir seu avião antes de ser capturado, porém não conseguiu: seu sistema foi então estudado e aperfeiçoado por Anthony Fokker.

Conseguindo fugir, retomou seu posto na esquadrilha, mas foi morto durante um combate aéreo em 5 de outubro de 1918, sobre as Ardenas, perto de Vouziers, onde ele foi sepultado.